Conselho realiza capacitação sobre acessibilidade no transporte

Transportes públicos acessíveis foi o tema desenvolvido por representantes da CPTM, Metrô e EMTU

O CEAPcD realizou na quarta-feira, 14 de março de 2018, uma palestra que abordou vários temas sobre acessibilidade nos transportes públicos para as pessoas com deficiência. Contou com público de cerca de 60 pessoas. Entre as questões abordadas estavam a conscientização da população sobre o assunto. Também foram levantadas dificuldades como o fato de desligarem as escadas rolantes, o que aumenta as barreiras para acesso ao transporte. Na ocasião, foi afirmado que os funcionários da CPTM, EMTU e Metrô recebem treinamento antes de iniciarem o atendimento ao público.
Segundo os palestrantes, todos os funcionários são treinados antes para atender da melhor forma possível a todas as pessoas com deficiência, além de serem orientados para que perguntem como podem ajudar as pessoas, pois como o próprio representante da CPTM falou: “a ajuda indesejada, às vezes, acaba atrapalhando”.
Um dos relatos mais marcantes foi sobre o representante da CPTM, que ministrou a palestra “Aspectos do Transporte Público Acessível” explicou uma situação em que alguns passageiros se sentiram incomodados por um cadeirante segurar os dois lados de uma escada rolante, enquanto se locomovia para a saída da estação.
A palestra foi bem esclarecedora e mostrou as atitudes tomadas e projetos futuros, para auxiliarem no trajeto das pessoas com deficiência.
As imagens e vídeos do evento podem ser conferidos na nossa página do Facebook: facebook.com.br/CEAPcD



Conselho realiza capacitação sobre acessibilidade no transporte

Foi ressaltada a importância de recadastramento no CadÚnico
O CEAPcD realizou na Quinta-feira, 15 de março de 2018, a sua 19ª Reunião Ordinária, que foi dividida em duas partes.
Durante a parte da manhã a plenária foi informada sobre as ações da comissão eleitoral para as eleições 2018/2020.
Foi apresentado também o desejo de realizar todo o processo da eleição, desdá da habilitação dos candidatos até as eleições de fato, pela internet possibilitando assim uma participação mais ampla das pessoas com deficiência do Estado de São Paulo, além de ter um custo menor. Essa medida já foi adotada pela Secretaria de Justiça e pelo Movimento LGBT, para a escolha de seus representantes.
Na parte da tarde ocorreu uma palestra sobre o CadÚnico, esclarecendo as dúvidas dos presentes sobre o assunto. A palestra foi ministrada pela conselheira Antônia Pereira de Oliveira do Desenvolvimento Social, em substituição a palestrante convidada, Rosângela Moura.
Vale lembrar que todos os beneficiados que recebem o BPC devem fazer seu cadastro/recadastro no CadÚnico, tanto para a manutenção quanto para o requerimento do benefício, até dezembro de 2018, pois correm o risco de perder o benefício caso não renovem o cadastro.
Outro ponto importante abordado é sobre a inserção no mercado de trabalho, ao contrário do que as pessoas pensam, o BPC não é cancelado, mas sim suspenso durante o período em que a pessoa está trabalhando. Caso ela venha a não dispor mais dessa renda, o benefício volta a ser pago.
Os conselheiros também escolheram os agentes multiplicadores, Júnior Nascimento e Vera Lucia Muller Bertoli, para participar de curso sobre o BPC.
Para mais informações sobre o cadastro/recadastro acesse: desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/federais_bcp